NAGE-NO-KATA – KODOKAN – Vinícius Erchov (Tori) e Luis Alberto (Uke)
Vídeo gravado em 2013 na sede da #Kodokan – Japão. Esta apresentação rendeu um inédito certificado de eficiência técnica para nosso sensei Vinicius Erchov (5º dan), entregue pelo Sensei Matsushita – 9º Dan, com a presença da lenda Toshiro Daigo (10º Dan) e maior conhecedor vivo de Judô no mundo. Até então, um certificado único nas Américas e certamente a maior conquista técnica do #Judô brasileiro na sua história.
No vídeo, Tori Sensei Vinícius Erchov e Uke Sensei Luís Alberto dos Santos
Sobre o #NAGENOKATA:
O Nage-no-kata, também chamado de “Randori-no-kata”, foi adotado em Abril de 1960 para ajudar os praticantes de Judô a entenderem os princípios das técnicas básicas do Nage-waza usadas em Randori.
Composto por três técnicas retiradas do Te-waza, Koshi-waza, Ashi-waza, Ma-sutemi-waza e Yoko-sutemi-waza é executado demonstrando a aplicação de esquerda e direita de cada golpe.
A base das técnicas de arremesso do Nage-no-kata são adquiridas após a prática do Kuzushi (desequilíbrio), Tsukuri (preparo), Kake (projeção) pelo Tori (quem aplica) e a forma correta de receber cada técnica, de responsabilidade do Uke (quem recebe).
Nomes e ordem das técnicas do Nage-no-kata:
Te-waza:
Uki-otoshi
Seoi-nage
Kata-guruma
Koshi-waza:
Uki-goshi
Harai-goshi
Tsurikomi-goshi
Ashi-waza:
Okuri-ashi-harai
Sasae-tsurikomi-ashi
Uchi-mata
Ma-sutemi-waza:
Tomoe-nage
Ura-nage
Sumi-gaeshi
Yoko-sutemi-waza:
Yoko-gake
Yoko-guruma
Uki-waza